segunda-feira, janeiro 09, 2012

MULHERES PODEROSAS, HOMENS MEDROSOS


POR LETÍCIA VIDICA

- Amoreco, pode avisar o Cristo Redentor que amanhã eu tô descendo na Cidade Maravilhosa ... - eu dizia para Pedro, ao telefone, enquanto decidia o que levar na mala.

- Que bom, Diana!! Mas o que aconteceu? - Pedro se assustou com a minha empolgação e com a minha decisão repentina de ir para o Rio.

- Tenho uma surpresa muito boa para você, mas tenho que te contar pessoalmente.

- Poxa, que bacana!!! Eu também tenho que te falar uma coisa... - disse ele numa empolgação congelante, mas eu como eu borbulhava de euforia nem me toquei disso tão rápido. Apenas desliguei (nem sei se me despedi). Só sei que eu ainda tinha que terminar a mala para poder cumprir a minha promessa de pegar a primeira ponte aérea.

O motivo de tanta empolgação era que, finalmente, depois de 3 anos de muito trabalho e dedicação lá na agência, eu fui reconhecida. Finalmente, tive a minha grande oportunidade. A história foi a seguinte. A agência tinha conseguido uma conta de uma grande indústria de bebidas nacional e assumiu desenvolver toda a campanha da empresa e adivinha quem foi chamada para gerenciar essa conta e liderar a equipe??? Isso mesmo. Euzinha!!! Acho que meu coração parou e eu tive um infarte quando fui chamada pelo meu chefe na sala dele e recebi a notícia. Agora o que eu mais queria era ir correndo para o Rio dividir a minha alegria com o Pedro. Será que agora posso dizer, enfim, que sou uma mulher independente, dona do meu próprio nariz e de sucesso?

***

- Tava falando com quem, amore??? - eu disse em tom dócil ao sair do banho e flagrar Pedro finalizando um telefonema.

- Acabei de pedir uma pizza.

- Pizza?! Mas Pedro a gente não combinou de ir jantar naquele restaurante no Morro da Urca? - questionei abismada com o descaso dele.

- É, Di...mas achei melhor algo caseiro, aqui em casa... eu e você... e aquele restaurante é tão caro né...

- Mas eu já reservei e se o problema é grana, relaxa. Eu pago. Já te falei isso não é?

- É, mas...

- Mas nada. Sem discussão e ponto final. E vai tomar banho logo que a gente vai se atrasar.


Por que os homens insistem nessa idéia idiota de que não podem aceitar que a mulher pague a conta? Oras!!! Somos namorados. Qual o problema de eu pagar?
Porém, o problema ainda estava por vir, mas a noite estava apenas começando e achei que aquilo tinha sido apenas mais uma crise machista boba.

****

- E aí gostou do lugar? - perguntei empolgadíssima quando chegamos ao restaurante.

- É, bem bacana né? Caro também né... - insistia Pedro no discurso machista.

- Pê, não vamos mais falar disso ok?

Enquanto saboreávamos o nosso delicioso e caríssimo (mas bem pago jantar), desandei a falar. Poxa, aquela era minha noite, o meu momento...eu tinha que celebrar né?

- ... nossa, eu desacreditei quando o Rossini me deu a promoção. Mas era em tempo né? Finalmente me reconheceram.... poxa e atender esse cliente vai ser um grande desafio...mas pela grana que vão me pagar eu falo qualquer coisa...esse dinheirinho será a solução dos meus problemas... tudo bem que eu vou trabalhar igual um jegue e não vai ser nada fácil criar essa campanha...esses caras sempre foram tão quadrados e agora querem ficar moderninhos... sem contar que eu vou virar chefe, Pê! Chefe, eu? Eu não mando nem em mim...mas eu acho que vou dar conta do recado não vou?... Ai, amor, tô tão feliz...Pedro, Pedro, tá me ouvindo? .. Ah começo segunda... hora para entrar e sem hora para sair né...mas vai dar certo... ah, nossa, desculpe, tô aqui falando feito uma matraca e nem deixei você falar... o que você queria me contar mesmo?

- Eu? Eu?

- É. Você me disse no telefone que tinha algo para me contar não foi?

- Bobagem, Di. A noite é sua hoje. Deixa para lá.

Realmente a noite era minha. Por isso, nem me importei muito com o que ele tinha a me dizer. Tratei logo de ir para a parte dois da minha noite. Eu merecia uma hidro e um espelho no teto à minha altura né? Mesmo sob a recriminação do Pedro de que estava gastando demais e que a gente podia ir para casa, seguimos para a segunda parte.

**

Depois de enfrentaruma verdadeira maratona para colocar a cinta-liga, saí do banheiro para o quarto me sentindo uma leoa poderosa-chefe do bando, mas encontrei o meu Rei Leão parecendo um aprendiz de leãozinho. Apesar das minhas tentativas para acender aquela juba com a conta-liga vermelha, tudo foi em vão. Brochei, ou melhor, brochamos na hora.

- O que tá acontecendo, Pedro? - desisti e resolvi bancar a terapeuta.

- Desculpe, Diana. Eu não queria estragar a sua noite.

Tarde demais. Já estragou. Agora vamos desembuchar?

- O clima tá meio complicado lá na empresa. - dizia ele andando de um lado a outro do quarto e coçando a cabeça. Já tava me deixando tonta. - Pediram falência semana passada, mas o nosso principal concorrente resolveu comprar.

E qual é o motivo para tanto estresse? Não vão vender a empresa não é mesmo? Não tô entendendo a TPM. Anda logo que ainda podemos aproveitar as 2 horas e meia que nos falta.

- Tô com medo. Acho que vou ser mandado embora. Os caras, com certeza, vão trazer gente deles. Não vão querer manter o pessoal de lá...

- Pedro, para. Olha para mim. - eu dizia brecando aquela barata tonta - Calma. Não sofra por antecedência. Você nem sabe o que vai acontecer e já tá concluindo o fim da novela?

Sei que esse discurso não é muito Diana, mas poxa 'por que os homens encucam tanto às vezes?'. E agora só porque você acha que pode ser mandando embora então você não consegue colocar a pipa para voar? Queria ver se você fosse mulher. Teria descoberto que engordou 5 kilos pela manhã, receberia a notícia da possível demissão à tarde, ganharia de brinde uma TPM fudida transformada em hemorragia no banco do seu carro, ia sofrer de ansiedade, mas ia sair para jantar com seu homem na miior classe e transaria a melhor foda da sua vida naquela noite. Entendeu, garotos? Tá explicado porque somos mil e uma utilidades né? Agora não me venham com chorinho.


Preciso dizer que voltei meio putinha para São Paulo? Tudo o que eu queria era o meu namorado celebrando a minha vitória, mas acabei tendo que aturar crise masculina? Mas tudo bem. Eu só conseguia pensar no meu primeiro dia como chefe.

***

Apesar de toda a minha empolgação com a nova função, a minha vida deu um giro 1360 graus. O que parecia um castelo, na verdade, era uma bucha grande. Tive que pegar a minha espada e enfrentar alguns dragões: cobrança acirradas, prazos apertados, cliente que não sabe o que quer, uma equipe para liderar, um respeito para impor, um lugar para ocupar, home office... mas era o meu momento. E eu acabei abrindo mão de algumas coisas. Uma delas foi a minha casa que virou um chiqueiro. Eu não tinha mais tempo para me dedicar à limpeza de casa, aos choppinhos de sexta-feira, era trabalho e trabalho.

- Ai, mãe, você é uma santa!!! - eu disse à minha querida mãezinha que estava dando uma força na organização de casa porque, justo agora, a minha empregada tinha resolvido voltar para Alagoas.

- Vai tomar um banho. Tem comida pronta. - dizia ela me dando um beijo e vendo o caco que eu estava chegando às 23h30 de uma quarta-feira depois de ter entrado às 06h30!!!

- Acho que eu não vou aguentar, mãe... eu quase surtei hoje!!! - eu me derramei no colo de mamãe.

- Pode ir pro banho que amanhã tem mais. Acha que ser chefe é fácil? Ah, o Pedro ligou o dia todo hoje...


Nossa, o Pedro!!!! Meu Deus, eu tinha me esquecido dele. Na verdade, não me esqueci, mas eu tava tão louca com o trabalho que o meu tempo tinha ficado reduzido. Ah depois eu ligo para ele...


,,, o sono e o cansaço não me permitiram ligar para ele, claro!!! No dia seguinte, acordei cedo e fui encarar uma reunião daquelas com o meu cliente.

***

- Pedro? Tá fazendo o quê aqui? - assustei-me ao abrir o meu apartamento e encontrar o Pedro no sofá de casa.

- Eu marquei um horário na sua agenda. A sua secretária não te avisou?

Hello! Que declaração foi essa? É uma piada ou ... prefiro acreditar que é uma piada.

- Não fica bravo comigo... eu tô trabalhando demais... - eu fazia charminho para amolecê-lo.

- Já sei, já sei... tá trabalhando demais, não tem vida própria... mas tudo bem. Fiz uma sopinha para você. Vai tomar um banho. Eu te espero.

O Pedro é um principe né? Mas me assustei ao ver as malas do príncipe no meu quarto que não pareciam ser para apenas uns 2 dias.

- Vai viajar, Pedro? - perguntei enquanto tomávamos o caldinho.

- Tô de férias.

- Férias? Ué, mas você não me falou nada... - assustei.

- É, nem eu sabia. Fui avisado ontem e saí de férias hoje. Férias coletivas forçadas. Estou á beira da demissão. A nova gerência assumiu e deu férias para algumas pessoas. Tenho certeza de que quando voltar vou direto para o RH.

- Poxa, Pedro, não fica assim. Aproveita para descansar. Curte o seu momento.

- Curtir o quê, Diana?! Fácil para você que tá com a vida resolvida né?

Mais uma piada? Mas tá perdendo a graça hein?

- Posso ficar aqui por uns dias?

Ficar aqui? Agora? Não tive escolha. Tive que aceitar né?

***

O problema foi que as férias forçadas do Pedro se tornaram um problema a mais na minha vida. Acho que ele achava que eu estava brincando de trabalhar. Me ligava nas horas mais inoportunas, entrou em crise paranóica profissional e achava que eu era obrigada a entender. Poxa, vamos se mexer?

- Dona Diana, o Pedro ligou e pediu para a senhora retornar.

- Meu Deus, é a quinquagésima vez que ele me liga hoje!!! Eu tenho que ir até o cliente agora... eu falo com ele depois. - saí bufando e enlouquecida porque eu já estava atrasada para a minha reunião.

***

Cheguei em casa querendo apenas paz, um banho e uma cama quente. Mas encontrei um cão de guarda na sala querendo guerra, tirar a sujeira do tapete e não tava nem um pouco a fim de esquentar a minha cama.

- Já ia acionar o FBI. Não recebeu os meus recados? Acho que tem que mudar de secretária hein... - ele disse ironicamente.

- Pedro, eu tô aqui não estou?! - minha alma respondeu por mim porque eu tava um caco - Eu vou tomar um banho.

- Eu preciso falar com você, Diana. Pode me ouvir? – brecou-me aquela voz autoritária que em nada lembrava o meu dócil e amado Pedro.

- Fala, Pedro. Fala. – me rendi.

- Liguei lá na empresa e confirmei o que eu suspeitava. Estou na lista de corte. E agora, o que eu faço? – surtava o mais novo desempregado brasileiro.

- Bola pra frente. Vai arrumar outro emprego e pronto. Você já não esperava por esse final? Por que a surpresa?! - sei que fui um pouco cruel, mas a minha paciência zero só conseguia ser realista.

- Legal hein? Eu aqui na rua da amargura. Sem emprego. Correndo o risco de ter que voltar para São Paulo para casa dos meus pais a essa altura e você fala isso?

- O QUÊ MAIS VOCÊ QUER QUE EU FALE???? - me exaltei

- Achei que podia contar com a minha namorada, mas agora que você virou chefe acho que não se importa com mais nada né? – eu sabia que vinha chumbo grosso.

- Pedro, não adianta bancar a vítima. Se mexe, pô. E por que você se incomoda tanto com a minha promoção? Eu também achei que podia contar com você. Achei que você era diferente, mas você é igual a todos os homens. Mesquinho e só pensa no seu umbigo. Alguma vez você já perguntou como eu me sinto? Como estão os meus desafios? Se a campanha vai dar certo? Não. Você só quer me cobrar, cobrar e cobrar. Se não tá feliz pode pegar aquelas malinhas lá do quarto e ir chorar as pitangas na casa da sua mãe. Por que é lá que você vai ficar.

Saí batendo as tamancas para o banheiro. Eu estava puta com a falta de sensatez do Pedro. Confesso que se tivesse sido com o Pierre, eu não teria me magoado tanto, mas não esperava aquilo do Pedro. Assim como não esperava que, quando eu saísse do banho, ele realmente tivesse ido para a casa da mãe dele.

***

- Diana, o problema é que a sua carreira tá muito melhor que a dele... - era Betina me trazendo à realidade. - Os homens, hoje em dia, não se conformam que nós, mulheres, estamos chegando lá e que, em alguns casos, estamos mais à frente deles. Eles continuam com o machismo enraizado.

A Betina estava certa. A luta do novo século, mulheres, é fazer os homens se conformarem com a nossa igualdade e liberdade profissional. Qual é o problema?

Confesso que fiquei engasgada com tudo aquilo e chateada também, mas eu tinha que seguir em frente. O meu cliente, a minha equipe e a minha campanha não tinham nada a ver com o machismo do Pedro. Machismo este que ele tentou engolir e foi me procurar.

- Você tá certa, Diana.

- Eu sempre estou. - orgulhei-me.

- Me desculpe. Eu fui um tolo. Só me importei comigo.

- E... – tá achando que vai me ganhar com pouco?

- Eu tenho mesmo que seguir em frente...não vou ficar chorando as pitangas. E tenho uma boa notícia para te dar...

- Qual? – perguntei sem interesse algum.

- Um grande amigo meu tá abrindo um negócio no Rio e me chamou para ser sócio... É a minha oportunidade. Realmente há males que vem para o bem...

- Parabéns! – disse sem a mínima empolgação. Afinal, quando foi comigo o que eu recebi?

- E para celebrar a minha sociedade, para te pedir perdão e para celebrar com todas as honras a sua guinada profissional... eu reservei um lugar para gente no terraço daquele restaurante.

- Qual? Aquele que a gente vê toda a cidade? – disse empolgadíssima com a idéia.

- Acho que ainda é pouco para você. Mas como o que você merece está muito além...é aquele mesmo. Se importa?

-- Você é um anjo.

Claro que não foi apenas o restaurante mega caro e que eu tanto queria ir que amoleceu meu coração. Resolvi baixar a guarda já que o Pedro se ligou e baixou a dele. Porém, sei muito bem que esse caroço da mulher que manda ele ainda não engoliu, mas aos poucos eu ajudo ele a engolir. Agora eu quero é mais!!! Fui...


PAPO DE CALCINHA: MENINAS, VOCÊS JÁ PASSARAM POR ISSO? ACHAM QUE OS HOMENS TEM MEDO DE MULHERES QUE MANDAM, PODEROSAS OU FINANCEIRAMENTE MAIS EVOLUÍDA QUE ELES?
MENINOS, E AÍ?

Um comentário:

jeane disse...

com toda e absoluta certeza. como a mulher conseguiu abrir as portas da independencia a pouco tempo, o machismo que esta enraizado na sociedade ainda e mais um obstaculo a traspor, mas como as mulheres descobriram que tem forca , inteligencia, e competencia para tal, nao duvido que daqui alguns anos este machismo que na minha opiniao e bem idiota, e inutil sera diluido entre os homens...