sábado, outubro 25, 2008

SAINDO DA FOSSA

Letícia Vidica

´Trim, trim´
- Oi, Di, tudo bem?
- Oi, Betina! Nossa, estava pensando em vocês agorinha mesmo...olhei no meu calendário e lembrei que a gente não marca uma boteco encontro há muito tempo né?
- Nem me fale...liguei também para saber se você tem notícias da Lili? Faz mais de um mês que ela não dá um sinal de vida.
- Isso está me cheirando uma coisa...

Toda vez que a Lili tomava um chá de sumiço era por causa de alguma desilusão amorosa. Nossa amiga tem a mania de se trancar em casa e achar que mundo acabou. Só porque ela não tem um homem ou porque terminou um relacionamento. E o script é sempre o mesmo: ela some, a gente sente falta e a gente a procura.

Foi o que fizemos naquela tarde de sábado ensolarada. Eu e Betina seguimos para casa dela na missa "Resgate Lili".

*****************

´Toc, toc, toc´
- Abre a porta, Lili. A gente sabe que você está aí. Não adianta se esconder.

Depois de várias e insistentes batidas, ela abriu. Estava de pijama amarelo (não soube distinguir se era a cor natural dele ou se era por falta de banho mesmo). A casa dela estava um horror. Caixas de chocolate e pizza espalhadas pelo chão, louças e mais louças empilhadas na pia. Sem contar a aparência de dragão dela...

- Por um acaso o mundo acabou aqui e eu não estou sabendo?
- Ai, Betina, se vocês vieram aqui para me crucificar, podem saindo...
- E deixr você morrer trancada nesse apartamento fedido e bagunçado? Pode ir parando, Lili...vamos tomar um banho, arrumar essa zona e você vai contar pra gente o que aconteceu.

Empurrando Lili, eu consegui convencê-la a tomar um banho. Enquanto isso, a nêga Dita baixou em nós e deixamos o apartamento limpo e perfumado de novo. Perfumada também ficou a Lili depois do banho.

- Pode ir desembuchando - disse Betina - por quê é que você desapareceu.
- O Otávio.
- O que foi que aquele pilantra aprontou dessa vez?
- A gente terminou...
- Novidade né? - ironizou Betina - e quando é que vocês voltam?
- Agora é sério, Bê. A gente não volta mais. E quem terminou fui eu.
- O quê?!

Eu e a Betina desacreditamos do ato de coragem da Lili. Ela namorava o Otávio há mais de 3 anos. Um namoro bem conturbado, mas um namoro. Toda semana, eles brigavam, terminavam e voltavam. Mesmo sabendo de todas as mentiras e traições dele, ela sempre perdoava em nome do amor que dizia sentir por ele.

- Não dá mais. Eu caí na real que o Otávio não é homem para mim. Pra variar, eu o peguei com outra. Todo mundo sabia que ele tinha outra mulher e eu fazendo papel de trouxa?! Chega! Cansei de ser a idiota, a pacata, a boazinha, a que sempre perdoa tudo...eu não preciso disso. Eu não quero isso...mas dói e tá sendo difícil...

- Amiga! Tô boquiaberta com sua reação. Nunca acreditei que você seria capaz de dar um pé na bunda daquele cara.

- É, Di, como eu disso, fácil não foi. Mas chega uma hora que a gente tem que se amar em primeiro lugar.

- Eu tenho que confessar que nunca morri de amores pelo Otávio, mas voce dizia que o amava né? A gente respeita. Afinal somos amigas.

*******************************

Ouvindo a história da Lili me lembrei do quanto é difícil tomar uma decisão radical na vida, ainda mais quando envolve o coração.
Namorei um cara por muito tempo, um dos meus primeiros namorados. Morria de amores por ele e achava que o mundo ia acabar se não ficássemos juntos.

Um belo dia, me enchi das suas mentiras, do seu ciúme doentio, da sua falta de atenção comigo e dei um BASTA. Foi duro no começo, me senti perdida, sozinha, frustrada em muitos momentos. Mas vi que o mundo não acabou e que eu estava me fortalecendo a cada dia, a cada novo encontro comigo mesmo. Comecei a perceber que eu tinha esquecido de mim esses anos todos. Não sabia nada sobre mim. A separação me ajudou a conhecer uma pessoa maravilhosa: EU MESMA.

*************************************************

- E agora, Lili, o que você vai fazer?
- Não sei ainda, Betina. É tudo muito novo para mim. Até uns dias minha vida girava em torno do mundo do Otávio.
- Nós sabemos muito bem o que você vai fazer... - eu disse
- Você vai viver. A vida é bela, o mundo é imenso e tem um mar de gente bacana que merece conhecer a pessoa maravilhosa que você é...É só se mostrar e brilhar...
- Ai, amigas, o que seria de mim sem vocês hein?

Nos abraçamos e saímos para apresentar o mundo a Lili. Afinal, ela tinha que sair daquela fossa.